terça-feira, julho 29, 2003

Os inquéritos sobre livros costumam ser chatos porque são quase sempre iguais. Mais do mesmo. E também porque as pessoas respondem aquilo que os outros gostam ler, livros báaaaasicos para qualquer pessoa inteligente e culta e coisa e tal. No entanto, hoje li o inquérito muito interessante da secção "Ratos de Livraria" com a escritora brasileira Ana Maria Machado, publicado no óptimo Nominimo . As perguntas são francas e as respostas também. Vale a pena dar uma olhada.



#Qual o livro que você mais relê?

Poesia completa de Carlos Drummond de Andrade.

# E que livro relido ficou melhor?

“O Velho e o Mar”, de Ernest Hemmingway e “O Grande Gatsby”, de Scott Fitzgerald.


# Cite um livro decepcionante, que frustou suas melhores expectativas?

“A Montanha Mágica”, de Thomas Mann.

# E um livro surpreendente, que é bom mas pelo qual você não dava nada?

“Somos todos arlequins”, de Vladimir Nabokov.

# Há cenas marcantes na boa literatura. Cite duas de sua antologia pessoal.

Em “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, Bentinho adolescente ajudando Capitu com as tranças e roçando o pescoço dela. Em “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Marquez, o sangue que escorre, atravessa a rua, sobe os degraus e vai mostrar à mãe que seu filho morreu.

# Há personagens tão fortes na literatura que ganham vida própria. Cite os que tiveram esta força na sua imaginação de leitora.

Julien Sorel (de “O vermelho e o negro”, de Stendhal), Judas, o Obscuro (de Thomas Hardy), Macabéa (de “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector), Miguilim (de “Campo geral”, de Guimarães Rosa), Heathcliff (de “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë).

# Qual o livro bom mas que lhe fez mal de tão perturbador?

“Crime e Castigo”, de Dostoievsky, “Lolita”, de Vladimir Nabokov, “The Child in Time”, de Ian McEwan, “A Asa Esquerda do Anjo”, de Lya Luft, “Beloved”, de Toni Morrison.


segunda-feira, julho 28, 2003

Por artes de Macondo



Antes de tudo, preciso bradar aos céus a seguinte notícia: acabei de ler "Viver para contá-la" (D. Quixote). Sim, pode parecer uma coisa simples... mas eu demorei algumas semanitas. Estou feliz. Mas senti uma curiosidade louca de saber o que diz na carta enviada por Mercedes a Gabo e, o mais importante, de saber se eles casam ou não. É óbvio que o desfecho suspenso do livro, como um rabo de gato a sair por debaixo da cama, nasce por artes de um narrador que sabe domesticar o seu leitor. Acontece que o que me fascina é a manta biográfica que reveste a construção do texto, ou seja, saber que, apesar de ser um real transfigurado pela mão do escritor, ali há matéria humana. As personagens têm ou tiveram carne, osso e cartilagem. E a Mercedes realmente escreveu um carta.

domingo, julho 27, 2003

Recebi pelo correio o livro "Uma Descida no Maelstrom" de uma pessoa que não conheço. É um conto de Edgar Allan Poe retirado do delicioso "Histórias Extraordinárias". Ganhei esta prenda, vinda dentro de um envelope, de um leitor tão generoso a ponto de partilhar um texto belo. São essas as delícias do Bookcrossing (www.bookcrossing.com).

domingo, julho 13, 2003

Estava a ler "Viver para contá-la" (D. Quixote, 2003), de Gabriel García Márquez, quando me indaguei sobre como os estados de espírito podem afectar tão profundamente a leitura. Muitas pessoas podem ler a passagem "Estava tudo pronto para o desembarque feliz da mãe e das irmãs, quando chegou o telegrama com a notícia de que o avô Nicolás Márquez tinha morrido" (p. 120) como mais um dos milhares de elementos que compõem esta narrativa biográfica de Gabo. Para mim, contudo, que perdi o meu magistral avô no dia 18 de Dezembro de 2002, é impossível atravessar aquelas palavras sem estabelecer um diálogo muito próximo com a minha própria vivência. Pois quando o autor colombiano diz que "hoje vejo-o com clareza: algo meu morrera com ele", que posso eu fazer além de concordar e chorar? Que maior certeza poderia eu ter, com a obra de 600 páginas em mãos, de que são aquelas as palavras que talvez eu escolhesse se tivesse nascido com a literatura nas pontas dos dedos? Não nego que o Nicolás que se ergue na minha imaginação leitora tem as feições de António Almeida Azevedo.