domingo, junho 28, 2009

Resultados da primeira sondagem

Resultados: 4 votos para "agradável", 1 voto para "muito bom" e 1 voto para "demasiado pesado". Democracia: vamos manter o design actual. Desde já nosso obrigado pela participação!

quarta-feira, junho 17, 2009

Buquês de flores


Recebi preciosas prendas no meu aniversário.

Uma delas é um buquê de rosas, entre botão e flor entreabrindo-se. Pelo amor que a elas dedico, certamente durarão muito, como as rosas de Clarice. Enfeitam a sala, ao lado das bromélias oferecidas pelo meu amor.

A outra é este Noticias do cais, com novo design. Veio acompanhado de um post, com criatividade à altura do novo formato do blog.

O blog - país dos tukiamães - nasceu da tuki filha, para me ensinar a lidar com a saudades... Depois, acolheu as mãos do tuki filho, o criativo redesenhador e criador da história sobre o país dos tukiamães.

Assim circulam flores reais e virtuais. Com criatividade e muito afeto.

terça-feira, junho 16, 2009

A origem de Tuki

Tuki nasceu na remota aldeia fictícia dos Tukiamãe. Desde sempre esta aldeia desenvolve sua cultura de forma partilhada, ensinando aos seus e aos outros que a maior das culturas é a global. Com o advento das modernidades, dois dos aldeões decidiram explorar novas terras. Um deles, Portucale, terras de D. Sebastião, o outro, as terras do Rei Arthur. Tuki aprendeu já com sua mãe que aprendera com sua avó: os aldeões de Tukiamãe são como pássaros e voam em busca do horizonte. E assim foi, Tuki continuou seu caminho pela aldeia, partilhando a cultura do seu povo com as outras terras, com as outras gentes.
Hoje Tuki faz anos, e a aldeia global está em festa!

segunda-feira, junho 15, 2009

O bordado de Maria Gabriela Llansol


"Leio um texto e vou-o cobrindo com o meu próprio texto […]. [P]arece-me que um fino pano flutua entre os olhos e a mão e acaba cobrindo com uma rede, uma nuvem, o já escrito. O meu texto é completamente transparente e percebo a topografia das primeiras palavras.
Situo-me historicamente ao lado de outras mãos que bordaram tecidos de outra época. […] Passo da escrita ao bordado traduzindo como se ambos fossem a minha palavra [...]. Com um livro se escreve outro livro.
Eu escrevo, depois leio o que escrevo como se não o tivesse escrito."

Texto: fragmento de Maria Gabriela Llansol
Imagem:
Marilyn Silverstone /Magnum (Delhi, Índia, 1966)

sábado, junho 13, 2009

Novo Cais

O Notícias do Cais tem um novo design. A foto em background é de um cais do lago Ossiach, em Villach, Austria. Este novo "cais" para o blog inaugura igualmente um espaço de votação (à direita), onde periodicamente iremos levantar algumas questões no âmbito da nossa missão de juntar na escrita os "três pares de mãos separados por águas atlânticas".

Lendo Fernando Pessoa, que hoje faria anos

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.
[...]

fragmento do poema "Aniversário", de Álvaro de Campos (um dos heterônimos de Fernando Pessoa)

sábado, junho 06, 2009

"As cantoras do rádio"

Com imenso orgulho de ser brasileira e carioca de coração assisti ao documentário "As cantoras do rádio", de Gil Baroni e Marcos Avellar.

Senti-me privilegiada e gratificada ao perceber que conhecia esse repertório e conseguia acompanhar as canções junto com as cantoras, como se estivesse na platéia - e, de certa forma, estava.

É muito bom saber que há pessoas interessadas em preservar a memória de uma era - a era das cantoras do rádio, sobretudo da Rádio Nacional -, felizmente ainda viva e atuante através de algumas de suas representantes, apesar de todas as dificuldades, nomeadamente a da nossa conhecida desmemória.

Cada vez mais torna-se necessário apresentar às novas gerações a diversidade e a criatividade do nosso patrimônio musical. O documentário é um bom exemplo de um segmento expressivo do que de melhor produzimos no âmbito musical. Tal é nossa riqueza, que este é apenas um dos nossos possíveis e belos "Buena Vista Social Club". Um dos, porque temos muitos outros, que também precisam ser tirados do quase total olvido a que foram relegados.

terça-feira, junho 02, 2009

Pensamento-prece pelos passageiros e familiares do voo 447 Air France

O meu pensamento de solidariedade para os familiares e amigos. Que consigam um pouco de serenidade em meio à angústia da espera de informações.
A minha prece para os passageiros neste momento de sua travessia humana.