segunda-feira, janeiro 28, 2008

Dupla data natalícia

Hoje a avó e o avô têm pelo menos duas razões para celebrar a vida.

Primeira: a netinha que vive em Portugal completa dois anos e meio. Por isso, ontem, quando a avó e o avô conversaram com a menininha através da webcan, a avó fez questão de não deixar sem registro essa data. Bastou apenas entoar a expressão "parabéns pra você" e, mesmo sem entender bem o porquê da canção, a netinha abriu logo um largo sorriso. Não havia ali naquele momento nenhuma máquina fotográfica para gravá-lo, mas não faz mal: a linda imagem ficou poderosamente impressa na memória afetiva dos avós.

Segunda: há exatamente nove anos atrás, no INCOR de São Paulo, o vovô recebia uma prótese no coração. De certo modo, se consideramos essa nova vida, o avô ainda é uma criança, por vontade divina (a mão de Deus) e perícia humana (o diagnóstico preciso do cardiologista, Dr. Flávio, e a mão experiente do cirurgião, Dr. Pablo). Assim, nesse novo tempo que lhe foi concedido, o avô teve muitas alegrias (e algumas tristezas também, pois fazem parte da vida, contudo não vale a pena delas falar), mas, sem dúvida, a maior de todas foi a de poder conhecer a menininha de sorriso luminoso.

Hoje a avó e o vovô comemorarão com uma bacalhoada especial essa dupla data natalícia. Dessalgar o bacalhau é sempre tarefa do avô. Prepará-lo e arrumar a mesa, em geral cabe à avó. Enquanto não chega a hora da refeição, a avó escreve este post e sorri, lembrando-se das palavras que escreveu no cartão de agradecimento à equipe médica do hospital (fica aqui novamente registrada a sua imensa gratidão): "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (Fernando Pessoa). E, apesar da saudade dos filhos e da netinha que vivem do outro lado do cais, enche o seu coração a certeza desta alegria: saber que, logo mais, ela e seu amor brindarão à felicidade de estarem juntos, vivos.

Por tudo isso, nunca é demais repetir, recorrendo às palavras de outro poeta, a vida "é bonita, é bonita e é bonita" (Gonzaguinha).

Sem comentários: