domingo, maio 25, 2008

Nota do Livro de Acalantos

Meu filho costumava adormecer ouvindo os sons de uma caixinha de música (a corda ia acabando, a música ficava cada vez mais lenta e os olhos dele iam fechando...). Essa caixinha de música ainda existe. Apesar de ter o vidro quebrado, ainda toca. Ele também gostava de cantar uma musiquinha só dele, uma espécie de hãn-hãn-hãn monocórdico, enquanto enrolava a fralda junto ao rosto, para adormecer a si mesmo. Quando começava a cantar e e enrolar o paninho, era sinal de que estava prestes a entregar-se ao soninho.
Para embalar a minha filha, lembro-me de que costumava cantar um trecho da canção “Menina”, de Paulinho Nogueira (música-tema dos personagens Índia Potira e Jerônimo, na novela Irmãos Coragem, de Janete Clair): “te carreguei no colo/ menina/cantei pra ti dormir/ te carreguei no colo/ menina/cantei pra ti dormir”. Para mim soava como cantiga de ninar, embora o resto da canção desmentisse isso, como mais tarde a minha filha percebeu, ao observar mais atentamente a letra.

Sem comentários: