quarta-feira, agosto 27, 2003

A Casa dos Budas Ditosos

Há tempos li "A Casa dos Budas Ditosos" (Dom Quixote, 1999). Gosto do João Ubaldo Ribeiro, mas li o livro sobretudo porque tinha partes picantes. Um amigo do mestrado havia acabado de comprar e achei que ali se descortinava uma óptima oportunidade para folhear algumas sacanagens literárias.

Recorde-se que a obra foi escrita por ocasião de um desafio da editora brasileira Companhia das Letras, que pediu a sete escritores do país para escrever sobre os pecados capitais. Ubaldo ecolheu a luxúria, claro está, mas bem queriam lhe impingir a gula. No país do Carnaval o livro foi mais um na longa lista de títulos do autor, mas aqui, tinha de ser, uma cadeia de hipermercados enxotou o volume com o pretexto deste atentar aos bons constumes. Enfim...

Bem, esta mensagem é apenas para dizer que não, que o livro não é tão pesado assim. São as histórias de uma mulher bem rodada, digo, com experiência. Ela ensina a fazer "nas coxas" e a praticar sexo anal indolor, além de outras malandrices. Nada de extraordinário. Aliás, se o objectivo é ler passagens excitantes, há obras bem mais eficazes.

Sem comentários: