sexta-feira, março 05, 2004

Paul Ricoeur



O próximo número dos "Cahiers de l´Herne" vão dedicar ao filósofo francês o seu próximo número, com lançamento previsto para Março. De acordo com o jornal "O Estado de São Paulo", "o volume incluirá textos inéditos e dispersos de Paul Ricoeur e cerca de vinte estudos da sua obra, assinados por entre outros Jacques Derrida e Julia Kristeva". Não dá para perder.

Paul Ricoeur nasceu em 1913 e é considerado um dos principais pensadores da hermenêutica (ou seja, a filosofia da interpretação). Foi professor na Universidade de Estrasburgo, mas também na Sorbonne e em Chicago. Publicou numerosos livros fascinantes, que falam da literatura e da filosofia com palavras simples, sem o peso do saber arrogante. Entre eles destaco o portentoso "Tempo e Narrativa".

Quem compreender o amor que tem pelos livros, percebe logo porque escreve com simplicidade: Ricoeur HABITA as suas páginas. Pelo menos foi o que confessou numa entrevista recente a Roger-Pol Droit, publicada no "Le Monde":

"Sou um leitor há já 70 anos! Minha biblioteca usual é, portanto, imensa. E, quando leio um autor, creio nele, pertenço inteiramente a ele. Torno-me Espinosa quando leio Espinosa. Esse hábito vem de muito longe. Quando eu era jovem professor em Estrasburgo, em 1948, decidi ler um autor de cabo a rabo durante um ano, portanto viver num autor. Para ensinar bem um autor, é preciso habitá-lo! A seguir, a vida obriga-nos a morar em várias casas. "

Sem comentários: