sexta-feira, junho 27, 2003

Caio Fernando Abreu



Acabei hoje de ler "O Ovo Apunhalado" (1975), do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu. Esta obra e considerada o marco de uma viragem na literatura do Pais do Carnaval, a par com "Feliz Ano Novo", de Rubem Fonseca, "A Festa", de Ivan Angelo, e ainda "Zero", de Ignacio de Loyola.
Para mim, contudo, possui um sabor outro: um dos seus contos, talvez o mais belo do volume, bateu a  minha porta sob a forma de palavras ditas. O actor Jose Mauro, um dos "livros de carne" da Casa da Leitura, no Rio de Janeiro, contava esse texto com frequencia nos seus espectaculos. No dia do meu aniversario, algures no inicio dos anos 90, ele presenteou-me precisamente com "Harriett". Carreguei comigo essa prenda intangivel durante os ultimos anos. Esforcava-me para lembrar frases da historia. Mas a verdade e que, como nunca a tinha lido no papel, as palavras recordadas simbolizavam apenas o prazer que eu havia sentido durante a sua audicao.
Nunca encontrei a obra nas livrarias e imaginava como aquelas letras, que faziam de Harriett uma imagem mental muito forte em mim, seriam uma vez dispostas em tinta sobre a celulose. A minha mae, ha cerca de um mes, conseguiu realizar o meu desejo. A LPM lancou no mercado brasileiro uma edicao de bolso de "O Ovo Apunhalado". Um volume de capa vermelha que veio ter aos meus dedos ha duas semanas. Quando o abri, procurando imediatamente a "Harriett", senti a alegria das criancas que se aninham num espaco concavo do corpo materno. Estava ali a carta de Harriett nunca enviada ao narrador, a nao ser de forma extemporanea:

"sabe que o meu gostar por voce chegou a ser amor pois se eu me comovia vendo voce pois se eu acordava no meio da noite so para ver voce dormindo meu deus como voce me doi vezenquando eu vou ficar esperando voce numa tarde cinzenta de inverno bem no meio duma praca entao os meus bracos nao vao ser suficientes para abracar voce e a minha voz vai querer dizer tanta mas tanta coisa que eu vou ficar calada um tempo enorme so olhando voce sem dizer nada so olhando olhando e pensando meu deus ah meu deus como voce me doi vezenquando".

Sem comentários: